Saiba como ajudar Rio Bonito do Iguaçu, cidade atingida por tornado no Paraná
08/11/2025
(Foto: Reprodução) Rio Bonito do Iguaçu amanhece destruída após passagem de tornado
Donativos estão sendo arrecadados para auxiliar os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. A cidade foi atingida por uma tornado na tarde de sexta-feira (7) e, segundo a Defesa Civil, 90% dela ficou destruída. Veja as imagens acima.
Na região, seis pessoas morreram e pelo menos 750 ficaram feridas, segundo o Governo do Estado. Cinco mortes aconteceram em Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava.
O número exato de desabrigados e desalojados no estado ainda está sendo levantado, mas segundo balanço preliminar da Defesa Civil, milhares de pessoas tiveram que sair de casa devido aos estragos dos temporais.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
➡️A Polícia Rodoviária Federal (PRF) está recebendo água potável, alimentos não perecíveis, roupas e calçados em boas condições. As doações podem ser entregues em qualquer unidade da PRF no Paraná.
➡️A sede estadual do Programa de Voluntariado Paranaense (Provopar) está recebendo alimento não perecíveis, roupas e materiais de limpeza. As doações podem ser feitas neste sábado e domingo, das 10h às 16h, e de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A sede fica na Rua Hermes Fontes, 315, no bairro Batel, em Curitiba.
➡️A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Paraná e a Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná (CAA-PR) estão arrecadando dinheiro. É possível doar por pix na chave da CAA-PR: 766889360001-19.
➡️A Prefeitura de Curitiba está recebendo doações de água, alimentos e roupas. O Disque Solidariedade vai estar aberto, excepcionalmente, neste domingo (9), das 8h às 12h, para receber doações. O espaço fica na sede da FAS, no Campo Comprido, na Rua Eduardo Sprada, 4.520. A partir das 8h de segunda-feira (10), as doações também poderão ser entregues nos núcleos da Fundação nas Ruas da Cidadania, nos Cras (Centros de Referência da Assistência Social) e nos Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social).
➡️O Ginásio dos Bancários Laranjeiras do Sul também está recebendo donativos. O local fica na Avenida Santos Dumont.
➡️O Corpo de Bombeiros de Foz do Iguaçu é outro ponto de coleta dos donativos. As entregas podem ser feitas neste domingo (9) no 9º Batalhão de Bombeiros, que fica na Avenida Paraná, nº 5725, em frente à catedral.
➡️Em Cascavel, doações podem ser entregues neste domingo (9), entre 14h e 18h, nas sedes da Prefeitura (Rua Paraná, nº 5000) e Defesa Civil (R. Martin Afonso de Souza, 590).
Os produtos serão recebidos a partir de amanhã pela equipes das 09h às 17h seguindo nesse horário no decorrer da semana
Neste sábado (8), o governo do Paraná decretou estado de calamidade pública em Rio Bonito do Iguaçu e o prefeito do município disse que a cidade terá que ser reconstruída.
VEJA TAMBÉM: Saiba quem são as seis vítimas que morreram durante tornado no Paraná
Rio Bonito do Iguaçu ficou 90% destruída após passagem de tornado.
Jefferson Silva/ Rádio Campo Aberto/ Coprossel
Imagem aérea de Rio Bonito do Iguaçu mostra destruição após passagem de tornado
Reprodução/Globonews
Tempestade do tipo 'supercélula' favoreceu formação do tornado
O tornado que passou pela cidade se formou devido a um ciclone extratropical que atinge o sul do país e também provocou chuva forte e estragos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No Sudeste, os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro estão em alerta.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o tornado atingiu o índice EF3, com ventos de 250 km/h. O nível é medido pela Escala Fujita Aprimorada (EF), que avalia a intensidade dos ventos.
➡️ Entenda: O que é a escala Fujita Aprimorada, usada para medir a intensidade de tornados
O meteorologista Samuel Braun explicou o nível de destruição registrado na cidade contribuiu para a classificação da intensidade do tornado. Também foram realizadas análises em radares meteorológicos e imagens aéreas.
Rio Bonito do Iguaçu está em estado de calamidade pública.
RPC
O Simepar explicou que a cidade foi atingida por uma tempestade do tipo supercélula, que é caracterizada pela presença de um mesociclone - uma corrente de ar ascendente girando no interior da nuvem.
O especialista explica que a principal diferença do tornado para uma tempestade comum é a rotação do vento. Outros fatores também colaboraram para a formação do tornado:
"O ambiente atmosférico estava muito úmido, aquecido. Há também outros fatores, por exemplo, como a diferença dos ventos entre a superfície e os níveis mais elevados da atmosfera. Nós chamamos na meteorologia de cisalhamento. Então esse cisalhamento estava extremamente elevado. São vários fatores que contribuíram para a formação dessas tempestades [...] e no caso o tornado, nessa cidade", explicou o meteorologista.
Braun afirma que em 23 anos como meteorologista, esse foi o evento mais forte que ele presenciou. "Esse foi bastante devastador. Até mesmo por categorias. Não me recordo de chegarmos ao EF3", completou.
Leia mais:
Tornado em Rio Bonito do Iguaçu destruiu cerca de 80% da cidade, diz governo: 'Cenário de guerra'
Vídeos mostram destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
Destruição em Rio Bonito do Iguaçu foi causada por tempestade classificada como 'supercélula', diz governo; ventos podem ter chegado a 250 km/h
Relatos de moradores
Uma moradora da região falou à TV Globo e descreveu o cenário de devastação que encontrou na cidade. "Na entrada da cidade já havia sinais muito claros de que algo muito horrível aconteceu. Conforme a gente foi entrando, foi ficando mais caótico. Cenário de guerra mesmo. Carro capotado, árvore no meio da rua."
O professor de judô Marcelo Gomes dava aulas de judô para crianças num ginásio de um centro cultural quando tudo aconteceu.
"O pai de um aluno foi fechar a porta e já veio correndo. E percebi que uma porta de segurança começou a balançar demais, reuni as crianças e levei para um espaço mais seguro. Quando fechei a porta, veio aquele bafo de poeira, terra, lama. Nos abraçamos dentro do banheiro e começamos a rezar. Quando eu abri a porta, o centro cultural todo tinha vindo abaixo. Um espaço gigante, estava tudo no chão."
Mobilização
O Governo do Paraná informou que bombeiros foram enviados de várias cidades para a cidade de Rio Bonito do Iguaçu. Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), tropa de elite da corporação, também se deslocou com cães de busca.
O estado também colocou todas as equipes de salvamento à disposição para os atendimentos emergenciais na cidade e nas proximidades, como Laranjeiras do Sul, Cantagalo, Porto Barreiro, Candói e outros distritos.
Ambulâncias de Cascavel e Guarapuava estão auxiliando no atendimento aos feridos. Os hospitais da região estão sobrecarregados e a Secretaria da Saúde já disponibilizou leitos em outras localidades se a demanda aumentar nas próximas horas.
Tornado causa destruição em Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná
Reprodução/Redes sociais
VÍDEOS: Mais assistidos do g1 Paraná
Leia mais notícias no g1 Paraná.